Calor e baixa umidade do ar: como preservar os cabelos?


por Léo Costa

Assim como o restante do nosso corpo, os cabelos são compostos principalmente por água. Nas últimas semanas vivemos uma situação de umidade do ar extremamente baixa, o que é comum no inverno, mas que fica ainda mais grave quando o que deveria ser inverno se torna um verão extremamente seco e fora de  época.

d-hairImagem: http://www.bighairymess.com/

A realidade climática que estamos vivendo neste inverno, expõe as pessoas ao sol forte e muito calor. Quando pensamos nos danos aos cabelos, o que acontece não é muito diferente do que acontece no restante do nosso corpo. A desidratação é extrema e rápida. Os fios sentem muito mais os danos nessas condições do que em outras.

O ideal para o nosso corpo é a hidratação constante, sendo que devemos tomar água mesmo antes de sentirmos sede. Para os cabelos funciona da mesma forma. É preciso criar uma rotina de hidratação e tratamentos para os fios, assim é possível manter os fios saudáveis, ao invés de procurar um profissional apenas quando os fios estão desidratados, elétricos, opacos, quebradiços, etc.

A frequência ideal para os tratamentos, varia de acordo com cada tipo e situação de cabelo, e principalmente com o tipo de produto utilizado para o tratamento. Os cabelos naturais sofrem muito menos danos do que os cabelos com químicas, de modo que permitem intervalos maiores entre os tratamentos. Os cabelos com muitos processos químicos, precisam de tratamento quase que diário.

Quando se utiliza produtos profissionais, de alta concentração, o resultado é mais duradouro do que quando se utiliza produtos mais simples e de baixa concentração, sendo que os mais simples podem não aguentar sequer até a próxima vez que lavar os fios.

Resumindo, é essencial o uso de um bom produto de manutenção capilar, seja no salão ou em casa, a fim de manter os fios saudáveis. Outro ponto importante é evitar, ou ao menos reduzir, o uso da “prancha”.

Procure um profissional de sua confiança para fazer um diagnóstico correto e indicar  os melhores produtos ou tratamentos para seus cabelos. Em geral, um bom tratamento feito no salão apresenta excelentes resultados, principalmente se for feita a manutenção adequada em casa.

Compartilhar no Facebook