Existe visagismo para corte de cabelo masculino?

Existe visagismo para corte de cabelo masculino?

O visagismo para corte de cabelo masculino, barba ou sobrancelhas, permite identificar o que é o ideal para você. Sabia disso?

Se você tem dúvidas sobre qual é o melhor corte ou a melhor barba para o seu tipo de rosto, acompanhe este post até o final. Hoje vamos falar exatamente sobre esta dúvida.

Muita gente acredita que cada formato de rosto pede um corte ou uma  barba específica, certo?

Neste post vou mostrar a você que isso é verdade, mas que muito mais coisa além do formato do rosto que precisa ser observado.

Acredite: é muito mais fácil do que parece.

O visagismo é o recurso que permite identificar corretamente o formato de rosto, proporções de cada rosto, tamanho da testa, tamanho das bochechas, tamanho do queixo, etc. Tudo isso permite fazer um levantamento completo das características do rosto de cada pessoa.

Com esta informação, conseguimos compor uma combinação de corte e barba que causem o efeito desejado em cada visual, de acordo com a necessidade pessoal ou profissional.

Mas o trabalho do visagista não para por aí. Nosso papel é identificar outras necessidades, além do formato ou tipo de rosto. Identificamos traços de personalidade, demandas profissionais, rotinas diárias, etc, para que possamos oferecer uma proposta totalmente personalizada, de corte de cabelo, desenho de barba, design de sobrancelhas, etc.

A ajuda de um profissional visagista é essencial para realizar uma consultoria completa, propondo o que há de melhor para cada pessoa, dos pés à cabeça, incluindo o corte de cabelo perfeito, a barba mais adequada, mas vou mostrar a seguir algumas dicas que vão lhe ajudar na hora que tiver que decidir sobre qual corte fazer, qual desenho de barba ou se aceita ou não a sugestão de “limpar” as sobrancelhas.

Como saber o formato do seu rosto

Como sabemos que é difícil fazer isso sozinho, vamos dar algumas dicas. Começamos identificando a curva criada pelo osso da mandíbula, que pode estar acima ou abaixo da linha dos lábios.

O segundo ponto é identificar o osso zigomático. Este osso está na região chamada também de maçã do rosto. Em seguida identifique o osso temporal, que está na região das temporas.

Agora perceba a linha formada entre esses três pontos.

Como saber o formato do seu rosto com o visagismo para corte de cabelo masculino
Identificando o formato do rosto

Se a curva da mandíbula está abaixo da linha da boca, é um formato com base horizontal. Se está acima da linha da boca, é um rosto de base triangular ou circular.

Se as linhas imaginárias forem verticais, é um rosto com lateral reta, possivelmente um retângulo ou quadrado. Se estas linhas forem inclinadas, um rosto triangular, losangular ou hexagonal. Se forem circulares, trata-se de um formato de rosto oval ou redondo.

Principais formatos de rosto masculino

Para o visagismo para corte de cabelo masculino, estes são alguns dos formatos mais comuns:

Principais formatos de rosto visagismo masculino
Formatos de rosto mais comuns

O trabalho do profissional visagista vai além de criar harmonia. O objetivo principal é criar o impacto que cada pessoa precisa com o seu visual, sem deixar de ser esteticamente bonito e harmônico, agradável ao olhar. Por isso, mais uma vez eu reforço que para um resultado pleno e completo, é essencial a consultoria de um bom visagista.

Mas para quem busca apenas a harmonia estética, essas dicas são muito uteis:


Para o rosto oval

É um formato de rosto que tem equilíbrio estético, sendo bastante flexível. Permite vários cortes e barbas diferentes. É interessante evitar franja cobrindo a testa. A barba pode ser feita com linhas horizontais e verticais com um pouco de volume.

Para o rosto redondo

Aqui é bem importante valorizar o uso dos topetes, a fim de alongar o rosto. Assim como as costeletas, que podem ser um pouco mais longas, mas não volumosas.

Para o rosto triangulo invertido

Opte por barbas com volume nas laterais, a fim de preencher a parte inclinada da mandíbula. O corte deve evitar o volume nas laterais. O degradê nas laterais é uma boa opção.

Para o rosto losango (diamante)

A parte da barba é o mesmo que o rosto triangular. Já na parte do cabelo, é importante preservar volume nas laterais.

Para o rosto retangular

Como em geral o que se pretende é o formato retangular, pode explorar as linhas retas nos cortes e na barba, mas sem levantar demais o topete ou deixar a barba longa demais.

Para o rosto quadrado

Este formato é parecido com o retangular, mas é um pouco mais baixo, por isso, neste caso é bem vindo o uso da barba longa e dos topetes.

Para o rosto hexagonal

Para este formato é possível explorar cortes com volume nas laterais. A barba também pode ter volume nas laterais e pouco comprimento.

É isso aí pessoal. Espero ter ajudado vocês e decidirem sobre qual o melhor corte ou barba devem escolher, de acordo com o formato de rosto de cada um e a entenderem um pouco mais sobre o visagismo para corte de cabelo masculino

Só não se esqueça que o visagismo é muito mais do que isso.

Se quiser saber mais um pouco a respeito, acesse a página da nossa equipe de visagistas clicando neste link BELEZA PERSONALIZADA.

Quais as opções eu tenho com o visagismo?

Em nosso espaço físico, localizado no Butantã, na cidade de São Paulo, fazemos a consultoria completa de visagismo, com o objetivo de criar uma ou mais propostas completas de visual, dos pés à cabeça, passando por corte, barba, sobrancelhas, maquiagem, roupas, acessórios, postura, etc.

Oferecemos também a consultoria de visagismo para corte e barba, onde entregamos um dossiê digital que poderá ser utilizado quantas vezes quiser e onde desejar, servindo como um parâmetro para que o profissional cabeleireiro ou barbeiros consiga executar as propostas com precisão e assertividade.

Estes dois formatos iniciais podem feitos presencialmente ou através da internet, o que serve para ajudar as pessoas que estão fora de São Paulo, ou que preferem assim para não ter que se deslocar até o nosso espaço.

Por fim oferecemos também o corte com visagismo, onde realizamos um consultoria presencial e em seguida executamos o corte com base nas propostas feitas durante a consultoria. Neste caso não é feita a entrega de nenhum material ou dossiê com as propostas.

Se quiser saber mais a respeito, entre em contato através do WhatsApp clicando aqui.

Acompanhe também nosso conteúdo sobre visagismo nas redes sociais:

Youtube

Instagram

Facebook

No Comments

Give a Reply